A verdade inconveniente, é para ser dita e mai nada!

17Set06

Este fim-de-semana estreou um filme! Normalmente estreia sempre um ou mais todas as semanas, caso ainda não tenham reparado! Este filme tem como personagem principal o Planeta Terra e o vilão muito mau, mas mesmo muito mau somos nós. O filme fala sobre tudo aquilo que nós já sabemos, mas que continuamos a ignorar! Torna-se numa chamada de atenção para clarificar ideias e sem quer ser alarmista a nossa última oportunidade! Acho que a parte de não querer ser alarmista não convenceu ninguém, mas adiante!

O filme documentário é apresentado pelo senhor Al Gore que supostamente deveria ter sido o presidente lá daquele país muito peculiar! Ora podemos até tentar atirar uma “pedra” a cara do senhor porque os USA nunca assinaram o Protocolo de Kyoto! No entanto o senhor até assinou-o como um acto simbolólico, mas nunca conseguiu-se opor aos poderes económicos do seu país! Talvez tenha sido esta uma das razões porque ele não foi Presidente, quem sabe!

O documentário parece-me bem, não que o tenha visto! Mas o/a (como queiram) Trailer transmitiu-me algo com boa qualidade e com uma personagem credível a sustentar as ideias que se pretendem transmitir!
Mas apetece-me atirar uma “pedra” a alguém! Talvez para todo Hollywood e à moda de “tossir” cá para fora todo e qualquer tipo de documentário, desde o sucesso de massas que foi o Fahrenheit 9/11, não que eu ache mal de ir ao cinema e ver um documentário, nada disso! O que eu acho mal é que estes novos documentários não possuem um aspecto neutro, não se limitam apenas a relatar factos ao espectador! Ou seja, estes meninos devem ter visto o Jornal da Noite da TVI ainda com a Manuela Moura Guedes, onde a senhora tinha sempre de opinar sobre qualquer notícia que aparecesse, tomando sempre uma posição face ao relatado! E isso para mim está mal…

Postado por Ulmi®



One Response to “A verdade inconveniente, é para ser dita e mai nada!”

  1. Concordo… Fahrenheit 9/11 foi importante por razões óbvias, mas a parcialidade em documentários e na comunicação social hoje em dia é de mais.


Deixe uma Resposta

